História
Existem artefactos e estruturas que
sugerem que os chineses envolviam-se em actividades desportivas por
volta de 2000 aC.[1] A Ginástica parece ter sido um desporto popular
no passado antigo da China. Monumentos aos faraós indicam que uma
série de desportos, incluindo natação e pesca, eram bem
desenvolvidos e regulados vários há milhares de anos atrás no
Antigo Egipto.[2] Outros desportos egípcios incluíam arremesso de
dardo, salto em altura e wrestling. Os antigos desportos pérsicos,
como a arte marcial tradicional iraniana de Zourkhaneh tinham uma
ligação estreita com as habilidades de guerra. Entre outros
desportos com origem na antiga Pérsia estão o polo e justa.
Uma grande variedade de desportos já
estavam estabelecidos na época da Grécia Antiga e a cultura militar
e o desenvolvimento do desporto na Grécia influenciou
consideravelmente uns aos outros. O desporto tornou-se uma parte tão
importante da sua cultura que os gregos criaram os Jogos Olímpicos,
que nos tempos antigos eram realizados a cada quatro anos numa
pequena aldeia no Peloponeso chamada Olímpia.
Os desportos têm sido cada vez mais
organizados e regulados desde dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até
o presente século. A industrialização trouxe mais momentos de
lazer para os cidadãos dos países desenvolvidos e em
desenvolvimento, levando a mais tempo para os cidadãos participarem
e acompanharem eventos desportivos, a maior participação em
actividades atléticas, e aumento da acessibilidade. Essas tendências
continuaram com o advento da comunicação de massa e comunicação
global. O profissionalismo tornou-se predominante, acrescentando
ainda que com o aumento na popularidade do desporto, os fãs de
desporto começaram a seguir as façanhas dos atletas profissionais
através de rádio, televisão e internet, tudo enquanto desfrutam do
exercício e da concorrência associadas à participação em
desportos amadores.
No Novo Milênio, novos desportos
têm indo do aspecto físico ao aspecto mental ou psicológico de
competir. Organizações desportivas eletrônicas estão tornando-se
cada vez mais populares.
Os esportes
O badminton é um esporte olímpico
praticado em quadra coberta, com raquetes e peteca. O jogo pode ser
individual e em duplas, que podem ser mistas.
De origem indiana, o esporte foi
levado para a Inglaterra por oficiais ingleses no fim do século XIX.
O nome do esporte provém da cidade inglesa chamada Badminton, onde a
modalidade tomou a forma que possui até hoje.
O badminton exige de seus
praticantes um excelente preparo físico para manter o mesmo nível
técnico desde o início da partida até o seu final.
O jogo consiste na combinação de
habilidades como saltar, girar e rebater, em uma coordenação rápida
de todo o corpo e perfeito sincronismo “mão-olho”.
Uma das grandes vantagens desse
esporte é a facilidade de aprendizagem. Por isso, é conhecido como
um esporte “antifrustração”, pois as pessoas conseguem jogar a
partir do primeiro dia de aula, e se realizam com sua prática.
BASQUETEBOL
O curso de iniciação propicia o
aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, como controle de
corpo e bola, dribles, passes e arremessos, através de exercícios
combinados, de forma individual e em grupos. Aborda também noções
gerais táticas (posições e funções) para a prática de jogos.
Já o curso de aperfeiçoamento
destina-se a pessoas já iniciadas na modalidade e com experiência,
ou para quem já concluiu o curso de iniciação no Cepeusp. Visa ao
desenvolvimento dos fundamentos básicos, das formações e aplicação
de noções táticas e das técnicas de ataque e defesa, além do
condicionamento físico geral e específico.
BOXE EDUCATIVO
O curso de iniciação tem como
objetivo ensinar os fundamentos técnicos (ataque e defesa) e
desenvolver habilidades motoras. Paralelamente, é ministrado
condicionamento físico geral e específico. Para isso, utilizam-se
aparelhos, praticando-se movimentos simulados de luta com colegas e
com o professor. Aprende-se a nomenclatura geral da modalidade
(treinamento e luta) e, eventualmente, há palestras proferidas por
especialistas sobre regras e histórico.
Para os que passarem pela iniciação
e demonstrarem aptidão e interesse, há o curso de aperfeiçoamento.
Neste nível, aprimora-se a técnica com combinações e seqüência
de golpes, aplicando-se exercícios de coordenação motora que
exigem maior habilidade.
CAMINHADA/ALONGAMENTO
O curso procura ensinar o aluno a
caminhar de forma segura, para que obtenha o maior proveito possível
do exercício mais simples e natural que existe. São ensinadas as
formas preparatórias e de aquecimento para o exercício, o ritmo, a
freqüência, enfim, todos os requisitos para se realizar uma boa
caminhada, não somente do ponto de vista aeróbio, como também do
fortalecimento e alongamento muscular.
Os exercícios de alongamento são
aplicados principalmente no início das sessões. Ao final das aulas,
são realizadas atividades de descontração e relaxamento. As aulas
dividem-se em 30/40 minutos de caminhada (aproximadamente 3/4 km) e
20/30 minutos de alongamento e relaxamento.
CANOAGEM
O curso de iniciação destina-se a
pessoas interessadas em adquirir as primeiras experiências do
esporte em águas calmas. Nesta etapa, utilizam-se os caiaques da USP
– modelo turismo e caiaque escola. O objetivo é a aprendizagem da
técnica de remadas em águas calmas e águas brancas (corredeiras).
Na temporada quente, o curso é
voltado para o domínio de modelos de caiaques (k1 escola e k1, k2 e
até k4), com assimilação de equilíbrio e técnicas da remada.
Isto envolve grande ênfase na musculatura postural e flexibilidade.
Na temporada fria, o domínio
transcorre com os modelos de caiaques turismo, com ênfase nas
técnicas de canoagem de águas brancas (corredeiras) e de mar, que
envolve manobras radicais do barco.
O pré-requisito para freqüentar
esta modalidade é saber nadar com autonomia por 100 metros sem
parar.
CAPOEIRA
No curso de iniciação, a ênfase é
na prática de movimentos básicos, com objetivo de desenvolver as
habilidades elementares para posterior execução dos princípios
técnicos de ataque e defesa.
Adquirem-se habilidades nos saltos,
giros e acrobacias, enriquecendo a parte folclórica da capoeira.
O desenvolvimento do programa busca
promover a orientação correta da capoeira como meio educacional,
cultural e social, evidenciando as noções de história e a parte
rítmica instrumentada que coordena as diferentes formas de jogar a
capoeira.
Já o curso de aperfeiçoamento
busca aprimorar os movimentos, técnicas e ritmos, através de
seqüências preestabelecidas. Busca ainda a melhor compreensão da
teoria e prática dos movimentos desequilibrantes e acrobáticos.
Aprimoramento da roda e do jogo em toda a sua ritualística.
O nível III corresponde a uma
equipe que representa a seleção da USP em eventos esportivos,
educativos, sociais, culturais e beneméritos.
CONDICIONAMENTO FÍSICO/MUSCULAÇÃO
Consiste na prática de atividade
física com sobrecarga de peso, visando ao desenvolvimento da
resistência muscular localizada, da potência e da força, através
das orientações do professor. O curso procura conscientizar os
alunos sobre a importância da prática regular da atividade física
para aquisição e manutenção da saúde e é complementado com
exercícios de alongamento muscular e flexibilidade articular, além
de atividades aeróbias como a corrida e a bicicleta ergométrica.
Os alunos aprendem a controlar e
avaliar sua freqüência cardíaca nos estados de repouso, esforço e
recuperação da atividade física. São ministradas aulas de corrida
com correção técnica e testes de Cooper para a avaliação de
performance.
CORRIDA
A corrida é um movimento natural do
ser humano. Quando praticada com regularidade, melhora o sistema
cardiorrespiratório e vascular, além de combater a depressão. Para
isso, é necessário apenas um par de tênis e motivação. Em
primeiro lugar, trace uma meta e comece a caminhar; em seguida,
trotar e, por fim, correr.
A prática regular da corrida
proporciona os seguintes benefícios:
- melhora a circulação sangüínea nas células, proporcionando energia nos músculos;
- melhora a freqüência cardíaca; e
- melhora a pressão arterial.
Ao final do curso, o objetivo é que
o aluno esteja habilitado a correr 5 km.
EXERCÍCIOS LOCALIZADOS
Esta modalidade se compõe de
exercícios de força e resistência muscular localizada,
flexibilidade, elasticidade e alongamento, acompanhados por música,
com ou sem a utilização de pequenos equipamentos (pesos, bolas,
tiras de borracha, steps, bastão, caneleiras, cordas e outros).
O desenvolvimento adequado da força
da musculatura abdominal é importante na prevenção e reabilitação
de problemas da coluna lombar. Assim, a força de certos grupos
musculares é necessária para manutenção da postura ereta e para a
realização de tarefas diárias: isométrica (ou estática), que
envolve contrações musculares sem movimento externo; isotônica (ou
dinâmica), quando o músculo se encurta ou se alonga com movimentos
das partes envolvidas.
O desenvolvimento da capacidade de
força apresenta as seguintes vantagens: melhora o rendimento em
certas tarefas diárias; ajuda na realização de atividades
recreativas e/ou esportivas; e é um fator importante na prevenção
de lesões. Além disso, os exercícios localizados são eficazes
para melhorar o humor geral, os sintomas de depressão e ansiedade,
além da auto-estima e confiança. Assim, os exercícios localizados
são destinados a pessoas que desejam melhorar ou manter a rigidez
corporal.
FITNESS (até 35 anos)
O objetivo do curso é levar o
participante ao condicionamento físico completo, com o
desenvolvimento equilibrado das características motoras como
resistência, força, velocidade e flexibilidade. Pretende-se com
este programa proporcionar a melhoria do sistema cardiovascular, bem
como o fortalecimento e a resistência muscular.
Para tanto, as aulas de fitness se
desenvolvem utilizando a ginástica aeróbia, exercícios
localizados, rítmicos nacionais, step, circuit-training,
alongamento, entre outras modalidades. As atividades são realizadas
com músicas, para facilitar e animar a prática.
FUTEBOL
O curso de iniciação visa aplicar
e desenvolver os aspectos técnicos básicos da modalidade, através
de suas três categorias: impulsionar (chutes e cabeceios), receber
(abafamentos), deter (condução de bola) e o jogo propriamente dito.
Através de exercícios técnicos
isolados e/ou combinados, procura-se trabalhar os fundamentos de
forma individual e em grupos, encaminhando-os para o desenvolvimento
técnico-tático em situações de jogo. Desenvolve-se o
condicionamento físico geral com ou sem bola, para que haja uma boa
participação nos jogos.
Já o curso de aperfeiçoamento visa
desenvolver aspectos técnicos e táticos da modalidade, através de
exercícios coletivos e jogos. Além disto, também tem por objetivo
aprimorar a condição física específica para o futebol. Este curso
é oferecido ao público feminino e masculino que já tenham boa
condição técnica na modalidade.
GINÁSTICA OLÍMPICA
O curso de iniciação destina-se a
pessoas sem qualquer experiência anterior na ginástica olímpica.
Os alunos realizam a adaptação e a iniciação nos aparelhos
específicos da modalidade. Além disso, o programa inclui a prática
de saltos acrobáticos básicos na mini cama elástica.
Há uma diferenciação entre os
aparelhos para homens e mulheres. Na ginástica masculina, os alunos
treinam solo, cavalo com arções, argolas, salto sobre a mesa,
paralelas simétricas e barra fixa. Na feminina, praticam salto sobre
a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo, com
música e coreografias básicas.
As aulas do curso de aperfeiçoamento
destinam-se a pessoas com experiência anterior em todos os
aparelhos. O objetivo é aprimorar a técnica e a postura na execução
dos movimentos. Há também iniciação aos saltos de médio e alto
nível na mini cama elástica. Além disso, os alunos têm a
oportunidade de participar de demonstrações internas, campeonatos
universitários, além dos Torneios Paulista e Brasileiro.
JUDÔ
O curso de iniciação destina-se a
pessoas interessadas em adquirir experiência sobre os princípios
básicos do judô, com ênfase em sua filosofia. Nesta fase,
desenvolvem-se técnicas de amortecimento, deslocamentos, postura,
maneiras de segurar, arremessos e imobilização no chão. 0s alunos
aprendem também as regras oficiais do judô.
A etapa seguinte é o curso de
aperfeiçoamento, que busca aprimorar o conhecimento das técnicas do
judô em pé e no chão, melhorar a forma física dos alunos, colocar
em prática a combinação de arremessos, aumentar o conhecimento de
técnicas e oferecer condições para que o aluno participe de
competições internas e externas.
KARATÊ-DO (estilo Shotokan)
O uso de armas acompanha a história
do homem desde a sua existência e, infelizmente, ainda existem
conflitos entre seres humanos. A prática correta do Karatê-Do nos
ensina a conviver com esta realidade. O conflito, a vingança e os
impulsos agressivos não trazem bons resultados. Com a prática do
Karatê-Do, é possível obter equilíbrio físico e mental.
O Karatê-Do propicia ao praticante
o desenvolvimento da autoconfiança, da concentração, da força de
vontade, da criatividade, da compreensão, da capacidade de análise,
de planejamento e de discernimento do certo e do errado. Todas essas
qualidades contribuem para a formação do caráter do indivíduo.
O curso de iniciação (faixa
branca) destina-se a pessoas sem qualquer experiência na modalidade.
O aluno aprende a defesa pessoal e desenvolve habilidades elementares
para executar as principais técnicas de ataque e defesa. Os
praticantes da modalidade são orientados de acordo com os princípios
da educação física e com as noções técnicas e práticas da
metodologia denominada “Gyo” (auto-conhecimento).
Já no nível II (faixa amarela até
faixa laranja) ensina-se o domínio do corpo, das posturas e dos
movimentos fundamentais, da respiração, da concentração e das
técnicas de esquiva. O aluno inicia-se na competição esportiva da
modalidade e aprimora o método “Kata” e a aplicação dos seus
movimentos. O nível III (faixa verde em diante) tem por finalidade o
aperfeiçoamento e treinamento, com objetivo de alcançar o estágio
de faixa preta e participar da seleção de karatê USP.
MUSCULAÇÃO
No curso de iniciação, os alunos
passam por um período de reconhecimento dos aparelhos e dos
exercícios, até se adaptarem a eles.
Após essa primeira fase e alguns
testes, o treino se torna personalizado e os professores sugerem uma
seqüência de exercícios a cada aluno, como a listada abaixo:
- trabalho de resistência geral e localizado;
- trabalho de força;
- trabalho de força explosiva (os iniciantes praticam essa etapa apenas para conhecimento); e
- trabalho postural corretivo e estético (hipertrofia).
O tempo que os alunos devem dedicar
a cada uma das etapas varia de acordo com seu potencial genético, a
alimentação, o descanso e a freqüência nos treinos.
A turma de aperfeiçoamento, por sua
vez, tem por objetivo dar continuidade à prática da musculação e
incentivar o aluno a formular sua própria seqüência de exercícios.
O curso oferece subsídios e informações para que o aluno aprimore
o desempenho em sua atividade física preferida. A metodologia
aplicada no programa utiliza o princípio da sobrecarga de alta
intensidade.
Fonte:www.cepe.usp.br/modalidades/modalidades_comu.html
Imagem
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Olá pessoas,
Espero que vocês comente sobre o esporte no Brasil e no mundo.