segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Esportista das Olimpíadas de Londres



















História
Existem artefactos e estruturas que sugerem que os chineses envolviam-se em actividades desportivas por volta de 2000 aC.[1] A Ginástica parece ter sido um desporto popular no passado antigo da China. Monumentos aos faraós indicam que uma série de desportos, incluindo natação e pesca, eram bem desenvolvidos e regulados vários há milhares de anos atrás no Antigo Egipto.[2] Outros desportos egípcios incluíam arremesso de dardo, salto em altura e wrestling. Os antigos desportos pérsicos, como a arte marcial tradicional iraniana de Zourkhaneh tinham uma ligação estreita com as habilidades de guerra. Entre outros desportos com origem na antiga Pérsia estão o polo e justa.
Uma grande variedade de desportos já estavam estabelecidos na época da Grécia Antiga e a cultura militar e o desenvolvimento do desporto na Grécia influenciou consideravelmente uns aos outros. O desporto tornou-se uma parte tão importante da sua cultura que os gregos criaram os Jogos Olímpicos, que nos tempos antigos eram realizados a cada quatro anos numa pequena aldeia no Peloponeso chamada Olímpia.
Os desportos têm sido cada vez mais organizados e regulados desde dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até o presente século. A industrialização trouxe mais momentos de lazer para os cidadãos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, levando a mais tempo para os cidadãos participarem e acompanharem eventos desportivos, a maior participação em actividades atléticas, e aumento da acessibilidade. Essas tendências continuaram com o advento da comunicação de massa e comunicação global. O profissionalismo tornou-se predominante, acrescentando ainda que com o aumento na popularidade do desporto, os fãs de desporto começaram a seguir as façanhas dos atletas profissionais através de rádio, televisão e internet, tudo enquanto desfrutam do exercício e da concorrência associadas à participação em desportos amadores.
No Novo Milênio, novos desportos têm indo do aspecto físico ao aspecto mental ou psicológico de competir. Organizações desportivas eletrônicas estão tornando-se cada vez mais populares.

Os esportes



O badminton é um esporte olímpico praticado em quadra coberta, com raquetes e peteca. O jogo pode ser individual e em duplas, que podem ser mistas.
De origem indiana, o esporte foi levado para a Inglaterra por oficiais ingleses no fim do século XIX. O nome do esporte provém da cidade inglesa chamada Badminton, onde a modalidade tomou a forma que possui até hoje.
O badminton exige de seus praticantes um excelente preparo físico para manter o mesmo nível técnico desde o início da partida até o seu final.
O jogo consiste na combinação de habilidades como saltar, girar e rebater, em uma coordenação rápida de todo o corpo e perfeito sincronismo “mão-olho”.
Uma das grandes vantagens desse esporte é a facilidade de aprendizagem. Por isso, é conhecido como um esporte “antifrustração”, pois as pessoas conseguem jogar a partir do primeiro dia de aula, e se realizam com sua prática.

BASQUETEBOL

O curso de iniciação propicia o aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, como controle de corpo e bola, dribles, passes e arremessos, através de exercícios combinados, de forma individual e em grupos. Aborda também noções gerais táticas (posições e funções) para a prática de jogos.
Já o curso de aperfeiçoamento destina-se a pessoas já iniciadas na modalidade e com experiência, ou para quem já concluiu o curso de iniciação no Cepeusp. Visa ao desenvolvimento dos fundamentos básicos, das formações e aplicação de noções táticas e das técnicas de ataque e defesa, além do condicionamento físico geral e específico.

BOXE EDUCATIVO

O curso de iniciação tem como objetivo ensinar os fundamentos técnicos (ataque e defesa) e desenvolver habilidades motoras. Paralelamente, é ministrado condicionamento físico geral e específico. Para isso, utilizam-se aparelhos, praticando-se movimentos simulados de luta com colegas e com o professor. Aprende-se a nomenclatura geral da modalidade (treinamento e luta) e, eventualmente, há palestras proferidas por especialistas sobre regras e histórico.
Para os que passarem pela iniciação e demonstrarem aptidão e interesse, há o curso de aperfeiçoamento. Neste nível, aprimora-se a técnica com combinações e seqüência de golpes, aplicando-se exercícios de coordenação motora que exigem maior habilidade.

CAMINHADA/ALONGAMENTO

O curso procura ensinar o aluno a caminhar de forma segura, para que obtenha o maior proveito possível do exercício mais simples e natural que existe. São ensinadas as formas preparatórias e de aquecimento para o exercício, o ritmo, a freqüência, enfim, todos os requisitos para se realizar uma boa caminhada, não somente do ponto de vista aeróbio, como também do fortalecimento e alongamento muscular.
Os exercícios de alongamento são aplicados principalmente no início das sessões. Ao final das aulas, são realizadas atividades de descontração e relaxamento. As aulas dividem-se em 30/40 minutos de caminhada (aproximadamente 3/4 km) e 20/30 minutos de alongamento e relaxamento.

CANOAGEM

O curso de iniciação destina-se a pessoas interessadas em adquirir as primeiras experiências do esporte em águas calmas. Nesta etapa, utilizam-se os caiaques da USP – modelo turismo e caiaque escola. O objetivo é a aprendizagem da técnica de remadas em águas calmas e águas brancas (corredeiras).
Na temporada quente, o curso é voltado para o domínio de modelos de caiaques (k1 escola e k1, k2 e até k4), com assimilação de equilíbrio e técnicas da remada. Isto envolve grande ênfase na musculatura postural e flexibilidade.
Na temporada fria, o domínio transcorre com os modelos de caiaques turismo, com ênfase nas técnicas de canoagem de águas brancas (corredeiras) e de mar, que envolve manobras radicais do barco.
O pré-requisito para freqüentar esta modalidade é saber nadar com autonomia por 100 metros sem parar.

CAPOEIRA

No curso de iniciação, a ênfase é na prática de movimentos básicos, com objetivo de desenvolver as habilidades elementares para posterior execução dos princípios técnicos de ataque e defesa.
Adquirem-se habilidades nos saltos, giros e acrobacias, enriquecendo a parte folclórica da capoeira.
O desenvolvimento do programa busca promover a orientação correta da capoeira como meio educacional, cultural e social, evidenciando as noções de história e a parte rítmica instrumentada que coordena as diferentes formas de jogar a capoeira.
Já o curso de aperfeiçoamento busca aprimorar os movimentos, técnicas e ritmos, através de seqüências preestabelecidas. Busca ainda a melhor compreensão da teoria e prática dos movimentos desequilibrantes e acrobáticos. Aprimoramento da roda e do jogo em toda a sua ritualística.
O nível III corresponde a uma equipe que representa a seleção da USP em eventos esportivos, educativos, sociais, culturais e beneméritos.

CONDICIONAMENTO FÍSICO/MUSCULAÇÃO

Consiste na prática de atividade física com sobrecarga de peso, visando ao desenvolvimento da resistência muscular localizada, da potência e da força, através das orientações do professor. O curso procura conscientizar os alunos sobre a importância da prática regular da atividade física para aquisição e manutenção da saúde e é complementado com exercícios de alongamento muscular e flexibilidade articular, além de atividades aeróbias como a corrida e a bicicleta ergométrica.
Os alunos aprendem a controlar e avaliar sua freqüência cardíaca nos estados de repouso, esforço e recuperação da atividade física. São ministradas aulas de corrida com correção técnica e testes de Cooper para a avaliação de performance.

CORRIDA

A corrida é um movimento natural do ser humano. Quando praticada com regularidade, melhora o sistema cardiorrespiratório e vascular, além de combater a depressão. Para isso, é necessário apenas um par de tênis e motivação. Em primeiro lugar, trace uma meta e comece a caminhar; em seguida, trotar e, por fim, correr.
A prática regular da corrida proporciona os seguintes benefícios:
  • melhora a circulação sangüínea nas células, proporcionando energia nos músculos;
  • melhora a freqüência cardíaca; e
  • melhora a pressão arterial.
Ao final do curso, o objetivo é que o aluno esteja habilitado a correr 5 km.

EXERCÍCIOS LOCALIZADOS

Esta modalidade se compõe de exercícios de força e resistência muscular localizada, flexibilidade, elasticidade e alongamento, acompanhados por música, com ou sem a utilização de pequenos equipamentos (pesos, bolas, tiras de borracha, steps, bastão, caneleiras, cordas e outros).
O desenvolvimento adequado da força da musculatura abdominal é importante na prevenção e reabilitação de problemas da coluna lombar. Assim, a força de certos grupos musculares é necessária para manutenção da postura ereta e para a realização de tarefas diárias: isométrica (ou estática), que envolve contrações musculares sem movimento externo; isotônica (ou dinâmica), quando o músculo se encurta ou se alonga com movimentos das partes envolvidas.
O desenvolvimento da capacidade de força apresenta as seguintes vantagens: melhora o rendimento em certas tarefas diárias; ajuda na realização de atividades recreativas e/ou esportivas; e é um fator importante na prevenção de lesões. Além disso, os exercícios localizados são eficazes para melhorar o humor geral, os sintomas de depressão e ansiedade, além da auto-estima e confiança. Assim, os exercícios localizados são destinados a pessoas que desejam melhorar ou manter a rigidez corporal.

FITNESS (até 35 anos)

O objetivo do curso é levar o participante ao condicionamento físico completo, com o desenvolvimento equilibrado das características motoras como resistência, força, velocidade e flexibilidade. Pretende-se com este programa proporcionar a melhoria do sistema cardiovascular, bem como o fortalecimento e a resistência muscular.
Para tanto, as aulas de fitness se desenvolvem utilizando a ginástica aeróbia, exercícios localizados, rítmicos nacionais, step, circuit-training, alongamento, entre outras modalidades. As atividades são realizadas com músicas, para facilitar e animar a prática.

FUTEBOL

O curso de iniciação visa aplicar e desenvolver os aspectos técnicos básicos da modalidade, através de suas três categorias: impulsionar (chutes e cabeceios), receber (abafamentos), deter (condução de bola) e o jogo propriamente dito.
Através de exercícios técnicos isolados e/ou combinados, procura-se trabalhar os fundamentos de forma individual e em grupos, encaminhando-os para o desenvolvimento técnico-tático em situações de jogo. Desenvolve-se o condicionamento físico geral com ou sem bola, para que haja uma boa participação nos jogos.
Já o curso de aperfeiçoamento visa desenvolver aspectos técnicos e táticos da modalidade, através de exercícios coletivos e jogos. Além disto, também tem por objetivo aprimorar a condição física específica para o futebol. Este curso é oferecido ao público feminino e masculino que já tenham boa condição técnica na modalidade.

GINÁSTICA OLÍMPICA

O curso de iniciação destina-se a pessoas sem qualquer experiência anterior na ginástica olímpica. Os alunos realizam a adaptação e a iniciação nos aparelhos específicos da modalidade. Além disso, o programa inclui a prática de saltos acrobáticos básicos na mini cama elástica.
Há uma diferenciação entre os aparelhos para homens e mulheres. Na ginástica masculina, os alunos treinam solo, cavalo com arções, argolas, salto sobre a mesa, paralelas simétricas e barra fixa. Na feminina, praticam salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo, com música e coreografias básicas.
As aulas do curso de aperfeiçoamento destinam-se a pessoas com experiência anterior em todos os aparelhos. O objetivo é aprimorar a técnica e a postura na execução dos movimentos. Há também iniciação aos saltos de médio e alto nível na mini cama elástica. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de demonstrações internas, campeonatos universitários, além dos Torneios Paulista e Brasileiro.

JUDÔ

O curso de iniciação destina-se a pessoas interessadas em adquirir experiência sobre os princípios básicos do judô, com ênfase em sua filosofia. Nesta fase, desenvolvem-se técnicas de amortecimento, deslocamentos, postura, maneiras de segurar, arremessos e imobilização no chão. 0s alunos aprendem também as regras oficiais do judô.
A etapa seguinte é o curso de aperfeiçoamento, que busca aprimorar o conhecimento das técnicas do judô em pé e no chão, melhorar a forma física dos alunos, colocar em prática a combinação de arremessos, aumentar o conhecimento de técnicas e oferecer condições para que o aluno participe de competições internas e externas.

KARATÊ-DO (estilo Shotokan)

O uso de armas acompanha a história do homem desde a sua existência e, infelizmente, ainda existem conflitos entre seres humanos. A prática correta do Karatê-Do nos ensina a conviver com esta realidade. O conflito, a vingança e os impulsos agressivos não trazem bons resultados. Com a prática do Karatê-Do, é possível obter equilíbrio físico e mental.
O Karatê-Do propicia ao praticante o desenvolvimento da autoconfiança, da concentração, da força de vontade, da criatividade, da compreensão, da capacidade de análise, de planejamento e de discernimento do certo e do errado. Todas essas qualidades contribuem para a formação do caráter do indivíduo.
O curso de iniciação (faixa branca) destina-se a pessoas sem qualquer experiência na modalidade. O aluno aprende a defesa pessoal e desenvolve habilidades elementares para executar as principais técnicas de ataque e defesa. Os praticantes da modalidade são orientados de acordo com os princípios da educação física e com as noções técnicas e práticas da metodologia denominada “Gyo” (auto-conhecimento).
Já no nível II (faixa amarela até faixa laranja) ensina-se o domínio do corpo, das posturas e dos movimentos fundamentais, da respiração, da concentração e das técnicas de esquiva. O aluno inicia-se na competição esportiva da modalidade e aprimora o método “Kata” e a aplicação dos seus movimentos. O nível III (faixa verde em diante) tem por finalidade o aperfeiçoamento e treinamento, com objetivo de alcançar o estágio de faixa preta e participar da seleção de karatê USP.

MUSCULAÇÃO

No curso de iniciação, os alunos passam por um período de reconhecimento dos aparelhos e dos exercícios, até se adaptarem a eles.
Após essa primeira fase e alguns testes, o treino se torna personalizado e os professores sugerem uma seqüência de exercícios a cada aluno, como a listada abaixo:
  1. trabalho de resistência geral e localizado;
  2. trabalho de força;
  3. trabalho de força explosiva (os iniciantes praticam essa etapa apenas para conhecimento); e
  4. trabalho postural corretivo e estético (hipertrofia).
O tempo que os alunos devem dedicar a cada uma das etapas varia de acordo com seu potencial genético, a alimentação, o descanso e a freqüência nos treinos.
A turma de aperfeiçoamento, por sua vez, tem por objetivo dar continuidade à prática da musculação e incentivar o aluno a formular sua própria seqüência de exercícios. O curso oferece subsídios e informações para que o aluno aprimore o desempenho em sua atividade física preferida. A metodologia aplicada no programa utiliza o princípio da sobrecarga de alta intensidade.

Fonte:www.cepe.usp.br/modalidades/modalidades_comu.html 
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Espero que vocês comente sobre o esporte no Brasil e no mundo.